Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Finanças Inteligentes

Assessoria e educação financeira para você desenvolver autoconfiança e sensatez em decisões financeiras.

Mentalidade Edificante

Habilidade tecnológica

Comportamento Disciplinado

Gastos Eficientes e Eficazes

Investimentos Sensatos

Ganhos Crescentes

Perspectiva Econômica

Finanças Inteligentes

Uma pessoa pode ser altamente instruída e bem-sucedida em sua carreira, mas ser financeiramente ineficaz.

Não entender as leis do dinheiro provoca consequências gravíssimas para a vida de uma pessoa. E ter mais dinheiro não significa resolver os problemas financeiros, pode significar dívidas maiores.

Viver com ansiedade é sempre estar preocupado com o futuro, antecipando o pior. É uma situação psicológica paralisante e é comum despertar angústia e vergonha por estar na situação.

Estando consciente da dificuldade financeira é mais difícil manter o controle e ser gentil. Potencialmente muitos conflitos são causados principalmente pelo estado emocional e não um problema concreto.

Com altos níveis de cortisol no organismo o neocortex pré-frontal, nosso centro cognitivo, tem mais dificuldade para dialogar com o sistema límbico emocional. Dessa forma ficamos mais suscetíveis a nos comportarmos emocionalmente.

Diante de nossos ganhos, necessidades e desejos nos questionamos constantemente a respeito de nossas capacidades. Sem conhecimento e perspectiva de mudanças significativas em nossas vidas temos cada vez mais medo do futuro. Passamos a viver em estado de alerta constantemente, com medo de situações que prejudiquem nosso delicado equilíbrio.

Sem domínio financeiro somos imensamente mais suscetíveis aos estímulos de marketing e ao poder de nossos desejos de possuir coisas e experimentar situações.

Sendo impulsivo, é bastante improvável conseguir construir patrimônio e romper o ciclo financeiro que se vive.

Dívidas bloqueiam nossas possibilidades, nos coloca à margem da sociedade e desafia nossa autoestima. Nos condena a viver estritamente, em estresse alto e pagando juros extremos.

Sem reservas, estamos à apenas um acontecimento do total desequilíbrio. Perder o emprego, um acidente, uma multa. Sem construir patrimônio e nos protegermos de circunstâncias prováveis estamos nos expondo a riscos de imenso estresse e custos muito mais elevados do que se tivéssemos guarnecidos com antecedência.

Em uma sociedade moderna e industrializada, o dinheiro é uma das únicas coisas que toca e impacta cada uma das nossas necessidades.

A educação financeira não é suficiente para transformar comportamentos financeiros destrutivos. Informação não basta!

Não permita que o dinheiro controle sua vida e sua saúde psíquica. Ele é um ótimo servo, mas um mestre cruel.

problemas financeiros

Aprenda muito mais do que apenas a educação financeira do básico ao avançado, mas também a psicologia do dinheiro em sua vida. Não adie a tomada de consciência e de responsabilidade pelo seu futuro.

Por que é especial?

Conhecimento Técnico

Autocontrole e Psicologia

Familiaridade Tecnológica

Neste curso você ganhará a perspectiva necessária para dominar o dinheiro. De forma estruturada você será guiado por cada etapa do desenvolvimento da sua mentalidade financeira. Vai aprender sobre a informação, os desafios do comportamento e as habilidades para operar a tecnologia.

Grande parte de nossos problemas são originados por termos concepções muito simplificadas da realidade. Na área financeira não há atalhos, ou fórmulas mágicas simples.

É preciso aprender novos conceitos, desenvolver habilidades específicas e amadurecer a autorresponsabilidade.

Os próximos passos são simples

Faça o diagnóstico financeiro com tecnologia

Assista às aulas com dedicação, disciplina e entusiasmo

Realize o ajuste da mentalidade, das finanças e dos objetivos

Articule seu plano, e aprume o curso na melhor direção

Como ficar rico?

Não existe atalho. Ganhe muito, invista com sensatez e não gaste tudo.

É preciso dominar as emoções, disciplinar a mente para aprender bem e buscar os conhecimentos certos.

Simples.

A sociedade não ensina sobre dinheiro, e isso inclui a escola, a faculdade e até os MBAs. Será necessário romper com o padrão de pensamento convencional e inverter valores como segurança e previsibilidade em independência e gestão de riscos.

Este curso foca muito mais em desaprender do que apresentar conhecimentos elaborados. A mente precisa ser um solo fértil primeiro. O comportamento deve ser responsável e maduro.

A riqueza cobra seu preço, e não é em dinheiro.

A vida é uma eterna luta entre a ignorância e o esclarecimento.

Objetivos Claros

A maioria das pessoas têm apenas uma vaga ideia sobre o futuro. Não cometa esse erro. Determine objetivos muito claros. O que você quer para você no futuro? 

 

É essencial que você visualize seu futuro, sonhe com ele e se imagine lá. Ter um objetivo deixa as coisas muito mais claras e com mais significado, e ajuda tremendamente a avançar através das adversidades.

Transformação Interior

Não existe plano sem um ponto de partida, e autoconhecimento é o seu ponto de partida. Você deve ter objetivos, mas também precisa ter muita clareza sobre onde você está agora.

 

É sobre essa consciência sobre si mesmo que se fundamenta um grande plano direcionado aos seus objetivos mais importantes.

 

Estratégia Inteligente

Uma vez que tenha clareza sobre onde está, e para onde quer ir, você deve desenhar uma estratégia inteligente. O como você vai chegar lá.

 

A estratégia é a ideia central que irá direcioná-lo, que conectará o presente ao futuro diariamente. Mas com ampla consciência de táticas e passos intermediários. Você deve ter clareza e flexibilidades ao longo do caminho.

Execução e Foco

Direção, consciência e estratégia. Tudo isso ainda não significa nada no mundo real. Não é suficiente estar certo, você também precisa ser efetivo.

 

Você vai precisar de autocontrole e resiliência para ter disciplina. Seu objetivo irá te conceder poder e foco no presente. Enquanto for verdadeiro consigo mesmo, cada experiência vai ensinar algo novo.