Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Manipulação

Manipulação

Manipulação

O quanto precisamos sofrer ou refletir para desistir da prepotência para acreditar que somos capazes de manipular a realidade?

Tem ficado cada vez mais claro para mim que reprimir desconfortos psíquicos, manter indecisão frente à vida, perfeccionismo ou qualquer tipo de fuga do enfrentamento direto, é, literalmente, o freio do amadurecer e da felicidade.

A verdade é necessária para aprendermos a ser leais em relação à nós mesmos. Somente assim sendo, conquistaremos o sentimento de dignidade pessoal, o sentir-se digno de amor.

Um fundamento da autoestima é o sentir, como você se sente em relação a si?

O outro é o fazer, o que você faz e que efeitos isso tem sobre você?

Ambos serão necessários.

A decisão de acreditar na verdade é o que lhe dará coragem. Ser quem és, ciente do impacto dessa decisão, permite que vença a timidez, a dependência da validação externa e o medo.

De fato, ser verdadeiro e convicto no próprio valor vai afastar pessoas, vai aumentar o orgulho. Te chamarão de arrogante e orgulhoso, e se afastarão. Mas vai te autorizar a ser quem é sem medo ou necessidade de aprovação. É o preço que decidiu pagar.

A partir dessa convicção, poderá fazer o que manda o teu talento. Sentir e fazer, juntos, revelarão teu caminho.

Abandone qualquer subterfúgio, todo esquema e mentira. Evita a omissão e a manipulação.

Ser leal, verdadeiro e transparente significa tornar-se imã para tua lenda pessoal. Ativar seu protagonismo!

Não ao ressentimento, à distração, às desculpas esfarrapadas, à indecisão e ao apego às ilusões.

Se posicione, fale, aponte, questione, defenda. Seja assertivo.

O manipulador é o mais iludido. Se ilude achando que conduz o show, enquanto a vida passa.

Supere o cinismo, supere a insegurança pessoal. Quem manipula, mente pra si mesmo, bloqueia amadurecimento.

Assuma humildade. Quem simplesmente é e se reconhece sendo, não será humilhado. Pois humildade é simplesmente verdade, nem mais, nem menos. É sobriedade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 | Comente o que achou. Será ótimo conversarmos!
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber o que pensou. Comentex
()
x