Criatividade
“A criação de algo novo não é realizada pelo intelecto, mas pelo instinto de brincar, agindo por uma necessidade interior.
A mente criativa brinca com os objetos que ama.”
A mente criativa brinca com os objetos que ama.”

Cenas iniciais do filme Toy Story 3, da Pixar.
Recomendados por Arthur
Livros
Criatividade está muito próxima à disciplina.
Afinal, sermos autênticos e fiéis à nós mesmos não é tarefa simples. A criatividade não é um esforço linear, e proteger o espaço e a atmosfera que ela necessita para acontecer, representa uma responsabilidade relevante para os que se apoiam nela para viver. Disciplina para ser quem é, autêntico e livre. Que absurdo, não?
Embora haja uma reputação famosa do gênio criativo e excêntrico (há um pouco de verdade nela), é provável que uma pessoa “normal” tenha muitas boas ideias ao se aceitar, se interessar e ousar tentar fazer algo autenticamente. Creio que encontrar a criatividade é similar ao comportamento adolescente de definir sua identidade.
Saímos ao mundo, participamos de grupos, reavaliamos as ideias a cada experiência, e testamos opiniões novas. Testamos os limites aceitáveis. Entretanto, ir além, sem garantias, é onde moram as possibilidades criativas. E é nessa zona que gosto de navegar para descobrir originalidade. Afinal, são conexões inesperadas e não razoáveis entre múltiplas experiências, sensações, sentimentos, necessidades e conhecimentos, todos esses individuais, que formam uma ideia nova.
As recomendações dessa seção são em sua maioria provocações de autores que batalham as páginas em branco, os quadros vazios e as possibilidades da música. Como sempre, porém, busco expandir a interpretação de cada campo pela ótica empreendedora, dos psicólogos estudiosos e das pessoas de notável sucesso em seus campos de atuação.
Além dos materiais tradicionais, indico um autor em especial: Seth Godin, que embora trate de marketing e inovação, é, em minha opinião um excelente provocador. Um que desafia os limites do convencional, e mantém a criatividade como algo novo, não apenas notável.
“A melhor maneira de descobrir se você está no caminho certo? Pare de olhar para o caminho. ” –Marcus Buckingham