Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Finanças

Prosperar

"Melhor do que o ouro é adquirir sabedoria.
E adquirir discernimento é melhor do que a prata."
-Provérbios 16:16
"As correntes dos hábitos são muito leves para serem sentidas até que fiquem muito pesadas para serem quebradas." - Warren Buffett

Finanças

Finanças

Recomendados por Arthur

Livros

Para explorar o mundo do dinheiro e da administração das riquezas materiais é necessário entender profundamente alguns princípios simples, mas com implicações muito importantes. Dessa forma, exploro minhas recomendações seguindo uma lógica específica, cujo intento é reforçar a interconexão entre o conhecimento, a compreensão e a internalização prática.

Na primeira parte das recomendações que se seguem, busco explorar primeiro o básico sobre finanças pessoais. Alguns princípios adjacentes são fortemente presentes nesta literatura específica, e isto, pois a linha seguinte apoia-se fortemente neles.

Exemplos são: Pragmatismo, análise, foco, pensamento de longo prazo, paciência, temperamento, independência intelectual, integridade, curiosidade vívida, otimização e eficiência, efetividade, interconexão, sinergia e autoconsciência.

A Verdadeira Herança

"Você molda sua casa, depois ela molda você." - Wiston Churchill

O primeiro momento, nesta fase, é o de conhecer-se em termos de crenças relacionadas à prosperidade e ao dinheiro. Perceber a própria base de valores, desenvolver o raciocínio necessário e mapear os comportamentos, seus impactos futuros, e seus motivadores.

A dinâmica da gestão financeira é um caminho que possui muitos pontos de parada comuns. Alguns princípios são inegociáveis, e alguns níveis de acesso restritos à tomadas de decisões específicas. (Ao menos tomando referência meritocrática e capitalista.)

A Simplicidade do Foco

É do meu entendimento presente, que nesta arena da vida, há de coexistirem 2 personagens de grande influência: O Investidor e o Empreendedor. Quando nos desenvolvemos como indivíduos, percebemos que a prosperidade e a administração da riqueza surgem como consequência de disciplina e de autodomínio. Além disso, trabalho consciente. E que novas decisões exigem maior perspectiva e também profundidade de conhecimento pragmático.

Gerenciar riqueza e adentrar no universo de investimentos requer grande autenticidade intelectual, sensatez e abertura. Tornar-se investidor, após a masterização das finanças pessoais (Incluem as conjugais e as familiares), automaticamente nos faz próximos da atmosfera empreendedora. É somente da sinergia e aconselhamento das vozes desses personagens que um empreendedor pode tornar-se destacado, e um investidor alcançar resultados expressivos.
john templeton
John Templeton, 1912-2008. Investidor, Empresário e Filantropo

“O investidor sábio reconhece que o sucesso é um processo de busca contínua por respostas para novas perguntas.  Um investidor que tem todas as respostas nem mesmo entende todas as perguntas.”

“A grande diferença entre quem tem sucesso e quem não tem é que as pessoas bem-sucedidas aprendem com seus erros e com os erros dos outros. O sucesso deixa rastro.”

 “Nunca se esqueça: o segredo de criar riquezas para si mesmo é criá-las para os outros.”

John Templeton

Escalabilidade, Exponencialidade.

A eterna busca pela otimização, eficiência e efetividade. A eterna busca pela alavanca capaz de mover o mundo. A estratégia magna. Sistematização e masterização. Previsibilidade. Processo. Tecnologia. Alcance. Magnitude de acerto. Opcionalidade. Segurança. Controle.

Os que estão na arena do empresariado, no capítulo da riqueza financeira, identificam-se com este parágrafo, mesmo sem conexões ou raciocínios claros. É intuitivo para os que aderiram com vigor pela busca da maximização de seus esforços em busca de resultados expressivos. Nesta terceira seção indico os livros e pessoas que, para mim, apresentam excelentes exemplos do empreendedorismo puro e realizador. Além disso, uma abertura incrível à mudança e ao amadurecimento. Valorizo especialmente a aliança respeitosa entre o talento e a disciplina. Acrescento ainda que talento, em minha opinião, é experiência e conhecimento condensado, e extremamente raro. Tão raro, que recomendaria desapegar-se da ideia que exista algo como genialidade, ou expressivo talento nato. Assim como a sorte, o talento é feito.

“Ouça e aprenda. Ouça o mais alto e o mais baixo. Aprenda com o príncipe e com o pastor. E, lembre-se, a maior virtude é a humildade.”
Sara Blakely
Sara Blakley, Fundadora da Spanx

“Meu pai nos incentivava a fracassar na infância. Ele nos perguntava o que havíamos falhado naquela semana. Se não tivéssemos algo, ele ficaria desapontado. Desde cedo isso mudou minha mentalidade de que o fracasso não é o resultado – o fracasso é não tentar. “

Sara Blakely