Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Passivo Agressivo

Passivo Agressivo

Passivo Agressivo

Quando a experiência dói, só há duas vias: Amadurecer ou se posicionar.

Na primeira, é um fato da vida e precisamos aceitá-lo e seguir em frente, amadurecer e crescer.

Na segunda, é um tirano que te abusa. Esse tirano precisa do seu apoio para reinar, você o apoia com seu silêncio. Literalmente, calando-se, você consente.

A passividade é um crime quando se está diante de um exercício de tirania, seja de alguém, seja de algo. Se a covardia parece ser mais fácil no início, não se engane. O problema evitado não some, ele cresce e se multiplica.

Um policial veterano ao se aposentar disse a lição mais valiosa de sua carreira como solucionador de problemas domésticos assim: Nunca é sobre a jarra de biscoitos!

Quando alguém joga uma jarra de biscoitos na parede é porque a covardia anterior veio cobrar seu verdadeiro preço.

Quando não nos posicionamos, e nem optamos por amadurecer a nós mesmos, abrimos as portas pro ressentimento.

A sensação de impotência, se torna frustração e esta em raiva. Raiva que não pode ser expressa, invade o seu próprio interior. Passa a controlar-te…

A agressividade covarde é o sinal da ausência de coragem para se posicionar frente ao tirano, e frente à si mesmo. E ela adoece você, seus relacionamentos e sua vida.

O ressentimento transborda quando reclama, quando crias esquemas e manipulas. Não opte por isso.

Vá sempre em direção ao posicionamento, seja frente à tirania que enfrenta, seja à si mesmo em busca de crescimento pessoal.

As vezes é você que precisa abandonar infantilidade e vitimismo, mesmo quando o que sofreu foi injusto. Especialmente se foi.

Os heróis são vítimas que ousaram transformar-se ao invés de justamente rebelar-se. Suas rebeliões foram muito mais profundas, suas mensagens de fato mudaram a injustiça.

O herói se posiciona frente a si mesmo, e então frente ao mundo, seja este injusto ou indiferente.

Ao invés de adoecer com o comportamento passivo-agressivo, opte pelo posicionamento assertivo. Diga!

Qual é o seu problema?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 | Comente o que achou. Será ótimo conversarmos!
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber o que pensou. Comentex
()
x