Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Perfeccionismo

Perfeccionismo | Idealismo imaturo

Perfeccionismo, uma ambição irracional

A forma que definimos nossos valores é a forma que vemos o mundo. Alguns valores nos fazem ver atos de gentileza, outros nos fazem focar em inveja e angústia. Isso significa que, implicitamente, o mundo que está vivendo e vendo, é a expressão do seu foco, filho dos seus valores. Você também sente emoções compatíveis com sua visão de mundo frente aos fatos.

Se a morte, por exemplo, causasse o mesmo impacto nos que ficam sempre, seria determinado que este é o efeito dela. Mas alguns agem de uma forma, outros de outra. O que implica dizer: A forma que nos constituímos determina como respondemos à realidade. A forma que nos constituímos, os pensamentos e valores que escolhemos determina o que pensamos frente aos eventos, o que sentimos frente às ofensas e imperfeições.

Existe uma forma de a vida ser leve, diante da morte, diante do sofrimento. Por que não buscamos nos constituir da melhor forma? Que permita não sofrermos com o inevitável e nem nos apegarmos ao passageiro?

Porque nos apegamos aos nossos valores. A nossa forma de ver o mundo, a nós mesmos e as pessoas. Mesmo que esta forma, estes valores, tenham o peso do mundo. Você aceitaria desapegar-se de seus preceitos? Experimentar paz e serenidade na alma?

A ansiedade, o medo, o desgaste constante. Podemos nos relacionar bem com eles. O custo da paz é a adequação constante à mudança, o exercício voluntário do desapego aos valores irreais.

Para construir um sonho aqui, precisamos nos relacionar com quem está aqui, com o que está aqui. Examina, pois, os teus valores e expectativas, torna-os reais. Livre-se de ilusões e mentiras. Livra-te de todo peso desnecessário.

Conhece alguém perfeccionista? O iludido?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 | Comente o que achou. Será ótimo conversarmos!
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber o que pensou. Comentex
()
x