Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Psicologia

Psicologia

Psicologia e comportamento

“As coisas mais belas e sublimes da vida não devem ser ouvidas, nem lidas, nem vistas, mas, se quisermos, devem ser vividas.”

Soren Kierkegaard

Recomendados por Arthur

Livros

Somos mais semelhantes que diferentes, embora únicos.

Quando aprendemos sobre nós mesmos, aprendemos sobre toda a humanidade. Não apenas no sentido mental, de conhecimento e perspectiva, mas também sobre nossas heranças genéticas, biológicas e contextuais. Nesse sentido, busco trazer conhecimentos e experiências que despertem aprendizados relevantes sobre a arte de viver e se relacionar. Além disso, como apoio à autoconsciência e acesso às possibilidades da criatividade e do desempenho máximo.

A psicologia é o estudo da mente e do comportamento. E nesse sentido, organizei a série de materiais mais relevantes em minha jornada, e que serviram de base para elaboração de princípios e formas de me comunicar.

O critério principal para chamar um título nesta seção é a aplicabilidade evocada nas obras. São exemplos de análises, alguns conceitos-chave fundamentais e úteis, e, aprofundamentos científicos de renomados psicólogos e pessoas dedicadas ao estudo das pessoas. Especialmente sobre o desenvolvimento dos comportamentos e os estados internos da mente em variados contextos.
Carl Gustav Young, psicologia e comportamento
Carl Jung, 1875-1961. Psiquiatra e criador da psicologia analítica

“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.”

“Não há como chegar à consciência sem dor.”

“Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma compreensão de nós mesmos.”

Carl Jung

Sigmund Freud, psicanálise
Sigmund Freud, 1856-1939. Médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise

“A maioria das pessoas não quer realmente liberdade, porque liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”

 “Ser totalmente honesto consigo mesmo é um bom exercício.”

Sigmund Freud

As grandes Ideias

Conforme meus interesses por autoconhecimento e às pessoas, em meu processo de auto descoberta, me interessei por Carl Yung, B.F. Skinner, e especialmente por Alice Miller. Dessa forma, estas últimas recomendações são fruto das experiências que me despertaram a paixão pela psicologia para além das minhas idiossincrasias. 

Que me levaram a refletir  e investigar sobre os imensos mistérios da mente humana. Creio que o contato, mesmo que breve. e de alguma compreensão sobre estes autores, catalisarão transformações expressivas e amadurecimento pessoal.

Skinner, comportamento e condicionamento
B.F. Skinner, 1904-1990. Psicólogo Behaviorisma

“Uma falha nem sempre é um erro, pode simplesmente ser o melhor que se pode fazer nas circunstâncias. O verdadeiro erro é parar de tentar. “

“Educação é o que sobrevive quando o que foi aprendido foi esquecido. “

“O verdadeiro problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens pensam.”

B.F. Skinner

Alice Miller, psicologia e comportamento
Alice Miller, 1923-2010. Psicóloga, psicanalista e filósofa

“O desprezo é a arma dos fracos e uma defesa contra os próprios sentimentos desprezados e indesejados.”

“O perdão genuíno não nega a raiva, mas a encara de frente.”

Alice Miller

Fundo Psicologia

“Know thyself”