Esta página é reflexo do meu preparo enquanto me graduo.

Documento posicionamentos pessoais e informações relevantes para apresentar o serviço de psicoterapia no futuro, quando me graduar.

Ressalto que a prática da psicoterapia não é prática privativa ou exclusiva de psicólogos, conforme a declaração categórica do CFP no lançamento da resolução 13/2022 sobre a prática da psicoterapia por psicólogos. A prática da psicoterapia, portanto, na legislação, pode ser exercida livremente por psicoterapeutas e terapeutas tanto como por psicólogos, mas não me intitulo terapeuta, ou psicoterapeuta, ou psicólogo, e nem presto o serviço de psicoterapia.

Sinta-se à vontade para falar comigo nos botões de WhatsApp, só quero deixar claro que ainda não atendo.

A linguagem em alguns textos, e verbos no presente, como: “utilizo”, “faço”, “penso”, “entendo”, “contrate-me”; podem levar à interpretação de que no presente exerço a função, mas coloco esta tarja para esclarecer este ponto também. Estes textos são construídos de forma a apresentar uma página em versão final, justamente para que esteja pronta quando me graduar, além disso representam minha posição atual frente aos assuntos, porque também há uma função documental para mim escrever sobre minha trajetória e mudanças de ideias ao longo do tempo.

Sabedoria

Viver o presente e a verdade

Sabedoria

Sabedoria

Viver o presente e a verdade

Arquitetai-vos

Esta última seção trata da experiência humana. Os significados atribuídos. Os aprendizados dos ancestrais. Busco aqui refletir sobre a brevidade da vida, a estética e a filosofia. Com humor, entusiasmo e leveza quero ver o mundo e a história. A arte e a música. A cada dia transformar-me, e com a consciência e a felicidade conquistada, arquitetar quem sou.

Meu convite aqui é para conhecer-te, compartilhar histórias e entusiasmo. Quero conhecer os projetos humanos não só do passado, mas também os do nosso tempo. Talvez a experiência mais prazerosa para mim seja conhecer uma pessoa autêntica, autentica e espontaneamente. Penso que a conexão genuína e livre, presente e completa, seja nossa possibilidade de acessar o amor, no entendimento de sentimento.

Diante das experiências que vivi e percebi alguma coisa, elaborei algumas percepções valiosas, que me guiam até hoje. As duas principais e mais ressoantes em todas as culturas é a da vivência completa no presente e a outra o valor imenso do autoconhecimento. Percebo também, que viver atento e sensível às experiências me fez feliz e tranquilo. A cada dia, cada experiência torna-se parte de mim, e com consciência podemos ser o filtro do tempo e arquitetarmo-nos para ser nosso potencial máximo.

Intenção

Cada experiência e relato neste espaço é uma forma de expressar entusiasmo e aprendizado. Aqui é onde busco explorar e interpretar o mundo. Contemplar e angariar ângulos para ver o essencial. A arte do aprendizado e das possibilidades.

Há mais que nem sequer sabemos da existência do que um dia poderemos saber conscientemente. Tomando este pensamento como base, aqui divido percepções pessoais sobre experiências contemplativas e reflexões que tive em minha vida. Sinceramente, creio que os gatilhos que certas experiências disparam possam revelar caminhos para muitas pessoas, e, além disso, apresentar possibilidades novas diante do novo. Finalmente, compartilhar experiência também favorece o aprofundamento delas.

Tenho esperança que o entendimento do processo interno de transcendência que consagra verdadeira transformação interior em uma pessoa possa ser útil para provocar os mesmos gatilhos em outros. A retribuição, creio, é a resposta natural à beleza, à história e à arte. Desejo também observar minha própria transformação.

O legado que deixamos aos nossos descendentes, assim como o de nossos ancestrais, impulsionam a evolução. E de certa forma, já fazemos parte desse propósito. Somos todos participantes do espetáculo cósmico do universo.

Aonde quer que vá, vá com todo o coração

A filosofia, cultura e religiosidades que mais me influenciaram até aqui são bases para meus pensamentos, e princípios da minha interpretação. Estas são a minha origem e história, na jornada em busca do meu próprio caminho e consciência.

Bíblia

A sabedoria católica - Jesus Cristo

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Jesus Cristo

Meditações

A sabedoria dos estoicos - Marco Aurélio

“A felicidade de sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos.”

Marco Aurélio

Bhagavad Gita

A sabedoria de Krishna para Arjuna - O Bhagavad Gita

“Moderação é o caminho. Determinação e entusiasmo.”

Krishna

Tao Te Ching

A sabedoria do Tao te ching

“Conhecer aos outros é inteligência. Conhecer a si mesmo é sabedoria.”

Lao Tzu

Bushido

A sabedoria dos Samurais - Bushido

“O caminho está no treinamento. Perceba o que não pode ver.”

Musashi Miyamoto

Espiritismo

A sabedoria do espiritismo kardecista - Evangelho segundo o espiritismo

“Evita assuntos infelizes. Fala, auxiliando em favor da tranquilidade e da elevação.”

Emmanuel

Existencialismo

A sabedoria existencialista de Soren Kierkgaard

“A função da oração não é influenciar a Deus, mas mudar a natureza de quem ora.”

Søren Kierkegaard

Budismo

A sabedoria do Budismo - Lotus

“Não habite no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no presente.”

Siddhartha Gautama